SBACV

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) é uma federação de sociedades regionais, considerada de utilidade pública pelo Decreto-Lei nº 41.473, de 08/05/1957, sem fins lucrativos, representativa de médicos que atuam nas áreas de Angiologia e de Cirurgia Vascular e especialidades médicas afins.

Algumas de suas finalidades são:

– Propiciar e intensificar o estudo da angiologia, da cirurgia vascular, da angiorradiologia, dos métodos diagnósticos e terapêuticos invasivos e não-invasivos, da cirurgia endovascular e de outras atividades científicas e profissionais que venham a ser desenvolvidas dentro de seu campo de ação;

  • Promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular sua produção científica;
  • Defender os interesses profissionais de seus membros.


Gestão

A SBACV é composta por uma Diretoria ampla, cujos membros compõem uma chapa eleita por seus pares e com mandato de 2 anos. Periodicamente a Diretoria da SBACV se reune para estabelecer metas a serem alcançadas em suas várias atividades, como aspectos financeiros, defesa profissional, aprimoramento profissional e crescimento científico. A execução destas metas cabe ao Presidente e seus auxiliares mais diretos, que despacham em sua sede na cidade de São Paulo. Cabe à Comissão Científica da SBACV elaborar provas de obtenção do Título de Especialista todos os anos, para os egressos de residências médicas e aqueles que pretendem atuar na especialidade.

Experiência de Gestão da SBACV

A SBACV Tem como uma de suas funções estimular o aprimoramento profissional de seus membros e o faz através de promoção e apoio de congressos da especialidade, além da manutenção e de financiamento de sua publicação científica oficial que é o JVB. Apoia também formulação de Diretrizes de atendimento por especialistas qualificados , as quais são publicadas periodicamente no JVB.

Os membros do Conselho editorial são em geral egressos dos Cursos de Pós-graduação no país, em nível de mestrado e doutorado, grande parte são professores de Universidades Brasileiras, ou são especialistas renomados em áreas específicas da especialidade e com experiência de publicações. O Editor-chefe é Professor Titular na Universidade Estadual Paulista (UNESP), tem livros e capítulos de livros publicados , além de ser: revisor de outras revistas internacionais , vice-coordenador de Curso de Pós-graduação vinculado `a CAPES, e parecerista de órgãos estatais de fomento à pesquisa, como FAPESP e CNPq.

Cirurgia Vascular & Angiologia

Presidência

Presidente
Ivanésio Merlo (RJ)

Vice-Presidente
Marcelo Rodrigo de Souza Moraes (SP)

Secretaria

Secretário Geral
Sergio Silveira Leal de Meirelles (RJ)

Vice-Secretário
Manuel Julio José Cota Janeiro (RJ)

Tesouraria

Tesoureiro Geral
Julio Cesar Peclat de Oliveira (RJ)

Vice-Tesoureiro
Eraldo Arraes de Lavor (PE)

Diretoria Científica

Diretor Científico
Roberto Sacilotto (SP)

Vice-Diretor Científico
Rossi Murilo da Silva (RJ)

Diretoria de Publicações

Diretor de Publicações Científicas
Gutenberg do Amaral Gurgel (RN)

Vice-Diretor de Publicações Científicas
Adamastor Humberto Pereira (RS)

Diretoria de Patrimônio

Diretor de Patrimônio
Paulo Martins Toscano (PA)

Vice-Diretor de Patrimônio
Ronald José Ribeiro Fidelis (BA)

Diretoria de Defesa Profissional

Diretor de Defesa Profissional
Francesco Evangelista Botelho (MG)

Vice-Diretor de Defesa Profissional
Antonio Carlos de Souza (DF)